O S S E U S 

A Ordem do Universo

“Viemos todos da infinidade,
vivemos todos dentro da infinidade
todos voltaremos à infinidade,
somos todos manifestação da infinidade una,
somos todos irmãos e irmãs de um universo infinito.”

Michio Kushi

Osseus é uma abordagem à prática de yoga que tem por base aceder ao movimento do corpo através da consciência da estrutura óssea e da sua relação com a força da gravidade. Uma prática com base na educaçao somática que permite recuperar a integridade estrutural e funcional do corpo de forma orgânica, abordando o movimento de dentro para fora. Um caminho de auto-indagação.

 

É um processo de re-educação somática que aborda o corpo de forma gradual, respeitando os seus ritmos. Acedem-se aos músculos que sustentam a coluna vertebral (músculos profundos da coluna), que vão permitir organizar e estabilizar os espaços articulares.

 

Aceder à atividade muscular conscientes da força da gravidade, permitirá o retorno ao equilíbrio interno que nos é essencial. Esta nova organização estrutural e funcional, irá expressar-se na libertação da respiração, que por sua vez, terá impacto na qualidade da consciência

 

Osseus desenvolve-se ao longo de duas décadas de investigação somática, através da prática de Hatha Yoga e Meditação. Integra o estudo de várias abordagens que estão, em si, unificadas: Dynamic Yoga, Iyengar Yoga, Ashtanga Yoga; com influências de Técnicas de Educação Somática, nomeadamente Klein Technique.

 

"O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. Uma forma sólida de tecido conjuntivo, altamente especializado, que forma a maior parte do esqueleto e é o principal tecido de apoio do corpo. O tecido ósseo encontra-se num processo de renovação contínua.”

A compreensão íntima da estrutura do corpo depende de uma percepção subtil.

 

É necessário uma atenção plena durante a prática para nutrir profundamente corpo e mente. A possibilidade de transformação surge apenas quando estamos realmente presentes, no momento.

 

O maior desafio neste processo é trazer a mente para o que está a acontecer no corpo, no seu movimento interno, especialmente na sua relação com a gravidade, alternando estados de quietude (asanas) com estados de movimento (vinyasa).

 

Estarmos presentes em tudo aquilo que surge permite-nos gradualmente cultivar um maior discernimento das ações que vamos tomando e dos seus impactos. Quando a mente abre, podemos olhar para as nossas resistências estruturais, energéticas e emocionais.

 

Cultivar a atenção plena tem um grande impacto na nossa saúde, permite a redução dos sintomas de ansiedade, depressão e stress, o que, por sua vez, acalma a mente através de uma maior compreensão, equilíbrio e organização, que se expande do nosso interior a tudo o que nos rodeia.

 

Como o movimento contínuo da nossa mente flutua sempre entre o recordar (passado) e o imaginar (futuro), perdemos o momento presente. A indagação somática é uma porta para revelar o agora e ir penetrando no caminho da descoberta da nossa verdadeira natureza.

A TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DO CORPO

Indagação Somática, Integração, Aprendizagem

INDAGAÇÃO SOMÁTICA

“O campo de gravidade da terra é a influência física mais potente no ser humano, quando recuperamos espaço na estrutura do corpo abre-se o caminho de volta ao equilíbrio.”
Ida Rolf

INTEGRAÇÃO   

O corpo é a matéria na qual habitamos. Como unidade biológica, o corpo é uma matéria orgânica viva, o resultado de um campo energético maior. Ao iniciarmos a nossa vida neste planeta, entramos, pela primeira vez, em contacto com a respiração e a sensação de peso da gravidade, as quais estão intimamente ligadas.

 

Precisamos de uma ordem interna. Quando o campo energético do ser humano e o da gravidade estão em luta, claramente vence a gravidade. Esta pode fortalecer ou destruir qualquer vida orgânica conforme seja a inter-relação espacial entre ambos.

 

À medida que recuperamos a integridade estrutural e funcional do corpo, o campo energético deixa de estar em conflito com a força da gravidade permitindo que a energia vital circule livremente. O alinhamento natural dos centros de gravidade entre as grandes estruturas: cabeça, caixa torácica e estrutura pélvica, permite uma estabilidade profunda e ausência de tensão.

 

Só se libertam as tensões profundas quando existe espaço interno que possibilite o livre fluir da respiração. Este processo de integração permite-nos respirar com menos esforço e movimentarmo-nos de maneira mais eficaz, facilitando a eliminação de toxinas e trazendo benefícios para todos os sistemas: nervoso, respiratório, digestivo, circulatório, endócrino, imunológico e reprodutor.

 

Este processo de integração entre corpo, mente e respiração (espírito) é uma via para nos tornarmos mais cientes, levando-nos a mergulhar na descoberta de nós próprios; um caminho de auto-conhecimento, de aceitação e quem sabe da revelação da nossa verdadeira natureza.

APRENDIZAGEM 

"Para entender uma flor, primeiro tens que a ver florescer na natureza."
Zeami

A aprendizagem surge quando há silêncio, quando a mente está aberta a cada momento e todos, formador e praticante, estão num contínuo processo de aprendizagem. A abordagem desta prática tem por base providenciar um espaço condutível à auto-investigação.

 

Osseus investiga a influência da gravidade no ser. É um processo que possibilita integridade do corpo-mente a cada instante através da ação física. Oferecendo o espaço que necessitamos para nos (des)cobrirmos no momento.

​espaço para que o corpo se organize,

espaço para que a mente esteja recetiva,

espaço para que a ação seja recebida.

Osseus é um processo que se revela a cada dia, uma investigação constante. A estrutura óssea liga-nos ao momento, à vida, ao essencial, à unidade que somos. Apenas quando abraçamos o agora, o tempo se dissolve e somos livres. 

 © 2020 Liliana Nuño. Todos os direitos reservados | All rights reserved.

Please note that any use from the published content of this website must be quoted and credited to the their source.
Any content reproduction without written permission of the author is prohibited and may be taken to legal instances.

 

  • Facebook
  • Instagram